10.9.06

letter (1)

Queridos todos,

Das primeiras impressões de Dublin digo-vos que o cenário seria tipicamente inglês, não tivesse eu aterrado na ilha do lado. Mesmo estilo de arquitectura com uns toques de cor nas portas em sinal de protesto. Clima semelhante (não me posso queixar que em 7 dias só choveu durante uma tarde!), verde por todo o lado e claro, os inevitáveis ‘look left’/’look right’ nas passadeiras, que há transeuntes pouco habituados a esta condução do avesso.
O sotaque continua a deliciar-me, mas acreditem que nem sempre é óbvio! Perguntar como se vai ter a algum lado é o caos, porque os nomes… enfim… não se lêem exactamente como esperaríamos.
Quinta-feira estive à beira-mar, em Dun Laoghaire (ler dan-li-ri), a zona costeira e das casas mais chiques. A praia é de areia-areia e há gente a tomar banho durante o ano inteiro.
Mais do que isto só mesmo as voltas necessárias à busca de casa (9 em 4 dias!) e idas diárias à universidade na ânsia de que os meus 30kg de livros chegassem sãos e salvos.
O campus é enorme, imensos edifícios e relvados sem fim onde os corvos convivem pacificamente com gaivotas (weird land!). Esta semana foram as inscrições dos alunos. Novíssimos! A maioria entra com 17 anos e sem fazer ideia do que quer seguir. Têm um primeiro ano cheio de opções e depois é que vão experimentando e decidindo. Já fui avisada que é normal ter alunos a ir e vir das aulas durante o primeiro mês, e que não é nada de pessoal. Tenho um gabinete porreiríssimo só para mim (com o Sorriso na porta, claro está!) e terça-feira lá vou conhecer as primeiras criaturinhas: alunos do 1º e do 3º ano de Hispanic and Lusophone Studies.
Hoje foi dia de comprar o jornal aqui da terra (escolhi o Sunday Independent para começar), de ir à procura da St. Francis Xavier Church (a única paróquia jesuíta de Dublin) e de matar saudades de viva voz.
Boa semana!

beijos muitos e abraços tantos,

Joana

2 comentários:

mar disse...

és mesmo uma loiolita linda! vai lá, vai lá... procurar a igreja. mil beijos para ti e sorrisos

SR disse...

Go, Joana!