12.3.07

meteor

Eles são um bocadinho para o incompetentes (ando há seis meses a tentar configurar o serviço de MMS do meu telemóvel...) mas só porque passam sempre U2 quando nos põem on hold estão absolutamente perdoados!

11.3.07

breves

- ter descoberto as pipocas de microondas e gostar de trash tv é uma combinação demasiado perigosa...

- chegou a Primavera e, segundo os meus alunos, não tem nada a ver com solstícios nem outras mariquices tais, 'cá na Irlanda, nós aprendemos que cada estação do ano dura 4 meses certinhos, a começar no dia 1 e a acabar no último dia do quarto mês'...

- continuo a sentir-me uma privilegiada ao poder passear pela cidade e ver tanta gente DIFERENTE. É um bálsamo...

- faltam 3 dias para poisar em terras lusas :)

8.3.07

Babel

Quando cheguei de férias tinha 5 mensagens tuas no gravador de chamadas. Percebi-te com dificuldade. Apenas urgência na voz e um inglês muito mau.
Nas últimas duas semanas voltaste à carga e eu fui-me assustando. Caramba, tantas mensagens, tanta vontade de te encontrares comigo... estranho!
Finalmente apanhaste-me perto do telefone. A conversa foi surreal porque falas de um modo ininteligível, mas lá entendi o teu nome e qualquer coisa como 'prova língua pôrtuguêssa'. Sugeri que me explicasses melhor o que querias via mail, soletrei-te o meu nome, apontei o teu mail, escrevi-te e veio devolvido.
No dia seguinte insististe. Tentei falar mais devagarinho, pedi-te o mesmo e conseguimos, muito esforçadamente, combinar um encontro.
Bateste-me hoje à porta do gabinete e parecias nervoso qb. Sentaste-te, sentei-me e passo a passo lá fui entendendo o que querias: fazer o exame internacional de português. Muito bem, as datas são estas, o preço aquele, há vários níveis de exame, as inscrições começam mais lá para o verão e é preciso o número do passaporte e... Passaporte não tenho. Não? Puxas da carteira e mostras-me um cartão com a tua fotografia: My refugee card. Emudeço. Passas ao seguinte: My mrs... Não sei de onde vens, não conheço a tua história, mas estás sentado à minha frente a esforçares-te por te fazeres entender numa língua que não é claramente a tua, a pedires-me para fazer um exame de outra língua que não nasceu contigo, porque queres ser 'citátão português'.
Há dias em que me sinto mesmo pequenina.

5.3.07

the space between




Às vezes é só mesmo a distância de um avião.


(fotos do André)