28.9.07

o que me faz correr...

Caomhe_Sinéad_Deidre
Michael_Claire_Agata_Nichola_Katarzyna_Margaret
Gillian_Anita_Aisling_Siobhán_Miriam_Angela_Sarah_Jessica
Elizabeth_Caroline_Jennie_Brendan_Liadhan_Joseph_Katri_Moreen
Stephen_Silvia_David_Ciara_Julia_Udo_Michael_Malgorzata
Brianne_Sarah_Gillian_Cornelia_Kristina
Rachel

Este semestre são tantos os 'meus meninos' que até tive direito a ajuda! Finalmente temos equipa: a Eduarda e eu tratamos da bela língua portuguesa em Maynooth (junte-se a esta lista mais 12 criaturinhas) e na UCD, apesar de termos triplicado o número de alunos de iniciação, por ora o português resume-se à minha excelsa pessoa. Small steps e lá iremos!
Uma mescla engraçada de gente, onde entre irlandeses, espanhóis, polacos, finlandeses, italianos, alemães e suíços se vai entretecendo a raiz de uma língua.
Perdoem-me a gabarolice, mas é mesmo bonito o meu trabalho :)

26.9.07

30 minutos no ar...







...para descobrir que Glasgow já não é só uma paleta de tons acinzentados e memórias difusas de outros dias.
Houve arte a passear nas ruas, serenidade numa casa feita à medida e todas as conversas em atraso. Foi tudo o que eu estava a precisar de ter!
Thanks for the wee days :)

20.9.07

ANÚNCIO

Vou até ali e já venho!

18.9.07

letter (11)

Queridos todos,

Tal como se diz aqui no meu ever-blooming-green-corner: first things first! Falemos então do tempo. Esse assunto de virtudes inigualáveis quando a conversa esmorece ou tarda a iniciar-se. Não padecemos de nenhum dos males, mas a evidência é tão espantosa que há que dizê-lo com frontalidade e sem queixumes: tem estado um sol do camandro! Ok, ok, relembremos que sol não equivale a temperaturas amenas e que hoje, por sinal, esteve um frio desgraçado. Ainda assim parece-me que a depressão de Inverno este ano vai chegar mais tarde... et ça me plâit!
Et pourquoi le français maintenant? Et bien, porque vi dois filmes 'bem bons' com ligações à terra dos croissants. Le Serpent (estranho, policial, mas de ficar agarradita à cadeira) e o absolutamente brilhante 2 days in Paris, comédia romântica com (espantemo-nos!) humor inteligente.
O mais do resto tem sido retomar a velocidade dos dias de cá, entre as 30 coisas que tenho para fazer diariamente, os bocadinhos que preciso de ter para mim mesma e as novidades boas d'aqui e d'acolá.

Estou neste momento a ler um panfleto informativo da ESB (a companhia de electricidade cá do sítio) que, tão fofa, me dá as boas-vindas e me explica que ou pago a conta por direct debit ou toca a depositar 300€ de garantia... Ora serve a nova conta para anunciar que vou ter uma igualmente nova flatmate: chama-se Jennifer, é Canadiana e muda-se cá para casa no final do mês. Eu claro que aproveito a deixa e transfiro-me para a suite da mansão, que é como quem diz: mais espaço para as visitas! (sim, sim, que isto ameaças tem havido muitas :P)
Anuncio também à navegação de que tenho andado por aí de máquina fotográfica em riste e que dentro em breve serão bombardeados com fotos estilo-pormenor-dublinense-que-não-interessa-nem-ao-menino-jesus. Fica o aviso feito caso queiram evitar a visita diária aqui ao sítio (eheh...)
Por agora deixo-vos apenas a visão arrepiante da corrida no Liffey de sábado passado, rematada da velha máxima gaulesa: '- Ils sont fous ces-irlandais!'

E já que a onda é de 'cóltura' aproveito para espicaçar a malta (em especial a menina do biombo e o invisible bastard) com o cartaz fabuloso do Dublin Theatre Festival deste ano, quase, quase a começar...

E pronto meus amigos, já sei que com um mail deste tamanho arrisco-me à solidão blogosférica, mas olhem, gosto muito de vocês!

beijos muitos e abraços tantos,

Joana

7.9.07

Pois então novidades breves:

- 6 dias/3 idas ao cinema: back to the unlimited card que, by the way, vai subir de preço!

- mudança de quarto (a casa mai-linda-ó-pois-é mantém-se com a renda tb aumentada... f*&%&%/&%% Irish!)

- busca de nova flatmate (o menu apresenta uma australiana, uma francesa e 3 irlandesas que vou conhecer amanhã)

- total loucura em Belfield (leia-se UCD), com o final da semana de boas-vindas aos caloiros. Música funky oito horas por dia, balões, meninas a quem só faltavam os pompons para serem cheerleaders e eles, os miúdos, os novos estudantes universitários que me começam a parecer saídos do jardim de infância... (será este o primeiro sinal dos 30? :P)

- regresso aos livros anunciado com o pagamento de meia propina que me deixou de cabelos em pé e em total falência técnica. Para meu gáudio tive direito a um saquinho recheado de agenda e cachecol, 30 minutos de discursos e uma recepção com vinhaça às quarto da tarde. Saúde, só saúde estes paddys!

4.9.07

Maith go leor!

Faz hoje um ano que aterrei na ilha pela primeira vez.
Aproveito a deixa para avisar que estou de volta e que entre a terceira mudança de gabinete, as sessões de esclarecimento a alunos e os costumeiros imbróglios administrativos de início de ano lectivo já houve tempo para um serão de pastéis de Belém e para apanhar a primeira constipação deste Inverno (sim, porque está sol mas as loucas temperaturas máximas andam pelos 16/17º)