30.4.07

quickshot V

Carrick-a-rede rope bridge, Antrim, Northern Ireland.

Giant's Causeway, Antrim, Northern Ireland.


Fotos Sara Fonseca

29.4.07

aconteceu

Foi na sexta-feira.
Ia no 3 a caminho de casa, a olhar para o mar como de costume. Não sei porquê, a páginas tantas resolvi olhar para a porta. Depois para a janela. Depois esfreguei os olhos e vi-o outra vez. Lá fora, de óculos escuros e a passear com um copo de café na mão: o Bono. A dois passos de mim. Um vidro a impedir que eu não fosse capaz de lhe dizer nada (como talvez também não fosse se estivesse cara a cara...). Saí na paragem seguinte. Corri como uma desalmada e, obviamente, ele já lá não estava. Passei a tarde com um sorriso estúpido na cara. Acho que ainda o tenho por cá.

26.4.07

lúcia-lima

Vieste por minha causa. 67 anos e o triplo da minha energia. Um sentido de humor invejável. Olhinhos pequenos e argutos.
Calcorreámos Dublin atrás de um bom expresso... que não chegámos a encontrar. Rimo-nos. Conversámos horas a fio. Aconselhaste-me, abençoaste-me e, como sempre, fascinaste-me. Mostrei-te o pouco que conheço em troca do imenso que sabes. Falaste aos meus alunos com a paixão que te caracteriza e deixaste-os curiosos: o melhor dos presentes.

Thank you Vovó!

24.4.07

Hoje,

deu-me para a nostalgia.

21.4.07

Yann Tiersenn at Tripod





Como todos os concertos em Dublin, sold out há semanas. Na fila para levantar os bilhetes a língua-mãe é o francês e as gentes são de todos os tipos e de todas as idades.

Meia-hora de espera, um carimbo na mão e finalmente abrem-se as portas do Tripod, uma sala de espectáculos tripla instalada na antiga estação de comboios de Harcourt. O espaço é quase intimista. Bebe-se como de costume e há uma banda a abrir o concerto que atrasou mais meia hora. Finalmente em palco, o inesperado. Nada de ir pelo mais fácil e atacar a banda sonora da Amélie, aqui os sons são novos, diferentes, inebriantes. Cinco amigos a divertirem-se em palco e um Yann Tiersenn que tocou guitarra, violeta, violino, xilofone e acordeão a deslumbrar a plateia. Rendi-me!

15.4.07

powerscourt



A 40 minutos de Dublin, no sopé do Sugar Loaf (e não é que aqui também há um pão-de-açúcar!) ficam aqueles que são considerados os mais bonitos jardins privados da Irlanda: Powerscourt Estate.

Uma 'casita' de campo que vale bem uma visita (dar a volta completa aos jardins a passo acelerado demora, no mínimo, 40 minutos) e um almoço no Avoca em que a dificuldade é escolher! (salada de queijo de cabra quente, sopa de tomate e lemon curd cake estão no meu personal top) acompanhado de boa conversa e uma vista deslumbrante.

Mais 10 minutos (de carro!) e chega-se à Powerscourt Waterfall. Com os seus 130 metros de altura é a mais alta aqui da ilha e é o verdadeiro ponto de cunbíbio da malta do piquenique, com direito a churrasco, manta e tudo a que se tem direito!

Cá vos espero!

12.4.07

quickshot IV













UCD, vista do Liffey a ir para o centro de Dublin, Avoca e Glendalough.

9.4.07

letter (8)

Queridos todos,

Finalmente um tempo para dar notícias como deve ser.
A ilha verde teve uns deliciosos dias de Primavera, que é como quem diz: invasão dos relvados da cidade por autóctones descascados, na esperança de aproveitarem ao máximo os raios de sol, ainda que a temperatura média não tivesse subido acima dos 12 graus... Estou a brincar, mas até eu já andava de t-shirt, feliz com o céu azul e os dias enormes que começamos a ter.
Regressei ao meu vício cinematográfico, este mês muito virado para os 'girlie' movies... ou chick flicks e parece que estão aí à espreita uns concertos muiiiiiiiiiiiiiiiito apetecíveis, pelo que há que investir na cóltura!
De breves, duas ou três coisas para contar: logo à chegada uma conferência sobre a literatura das ilhas em que conheci o último dos idealistas, um poeta-activista-missionário das Canárias, apaixonado por tudo e por todos, entregue às causas de coração... e sem lucros. Daqueles homens que só conseguimos encaixar entre a fronteira da ingenuidade e da loucura, mas que faz bem saber que ainda existem. Umas noites depois, o jantar de despedida do Chef Nuno do Ely. Gourmet comme il faut, conversinha boa e agora toca a procurar o perfect place para nos irmos deliciar em terras lusas com as iguarias do Chef! Outra surpresa fantástica foi um almoço e uma passeata entre a serra e o mar, para os lados de Dalkey. Parar na Naples bay e perder o olhar num oceano imenso, com recortes de verde atrás de nós e claro, as mega-casas das stars aqui do sítio (Bono, Enya, Chris de Burgh... sim, ainda mexe esse espécime!) Na sexta-feira passada atrevi-me a ir para as montanhas a sul de Dublin. Condado de Wicklow, carinhosamente baptizado como o jardim da Irlanda e que é, de facto, deslumbrante. Se no resto do país já há verde qb, aqui, é inimaginável a variedade de tons e texturas. Caminhada que teria sido perfeita, não tivesse esta vossa amiga acordado com um torcicolo e ter resolvido estrear umas botas de montanha novas, que a mimoseram com duas magníficas bolhas XL, ainda antes de ter começado a caminhar. Enfim, valeu a paisagem, o dia lindo, conhecer Glendalough e Avoca. O resto foi um tremendo exercício de resignação!
A descoberta do dia, foi, no entanto, perceber o peso que a Good Friday tem por estes lados. Não só os pubs estão fechados, como se trancam as bebidas alcóolicas nos supermercados e nos poucos cafés que vendem álcool há tiras pretas à volta das máquinas de cerveja! Fiquei estupefacta! Num país em que o enfrascanço constante é quase o desporto nacional, uma proibição destas e, sobretudo, o cumprimento desta proibição, deixou-me de boca aberta! Mas pelos vistos, e segundo disse o próprio Father Michael na missa de ontem: na Irlanda, a sexta-feira santa é, de todos os dias da quadra pascal, o que é vivido mais intensamente (e será, com certeza, um enorme sofrimento para todos...)
Ontem foi mais um domingo de Páscoa passado num sítio diferente, desta feita em casa Dublin, com uma tarde de cafofo na companhia da Maria e do Miguel Bravo, e em que à boa maneira portuguesa, a mesa esteve posta da uma da tarde às nove da noite!
E pronto, chega de novas que o post já vai grande e não há paciência para tanto ram-ram aqui da je! ;)

beijos e abraços,

Joana

5.4.07

once

Dublin em pano de fundo. Lugares de todos os dias a aparecerem no ecrã, e um filme em torno de uma banda sonora que me acompanha desde Setembro. 'The guy' and 'the girl' são os senhores aqui do lado: Glen Hansard e Marketa Irglova. Músicos feitos actores num filme simplesmente bonito.

3.4.07

daqui

Parece que estou de volta e que novos voos se avizinham: de lá para cá e de cá para lá.

Hoje apetece-me ser críptica e deixar-vos apenas um beijo primaveril.